Fortaleza, capital com maior PIB do Nordeste. e mais violenta também.

Estou em Fortaleza de férias, minha terra, terra dos maiores humoristas do país, e os jornais destacam em suas capas que Fortaleza passou a ser a cidade com maior PIB do Nordeste, naquele tom de orgulho ufanista. Em paralelo, mesmo com poucos dias aqui, escuto diversos relatos de violência. De assaltos a mão armada a repetidos roubos de carros de aplicativos com assassinato de seus motoristas. Sem serem perguntadas, as pessoas disparam a falar dos casos recentes de violência, mostram vídeos que receberam pelo zap e dão alertas pra gente tomar cuidado. Virou motivo de puxar assunto mais do que a esperada vacina. O medo tomando de conta das pessoas. Pior...um medo cultural se enraiza, tomando espaço até do nosso bom-humor típico, da resenha, da piada.

Um colunista do jornal O Povo foi emblemático nisso: "...se não fosse a violência estaríamos voando...", registrou o analista com a profundidade de um pires. 

Ontem, no Iguatemi, primeira vez na vida, fui abordado por uma senhora mostrando, constrangida, uma pequena cartela de brincos e perguntando se não poderia ajudá-la comprando...e escondendo o produto rapidamente, sem que tivesse tido tempo de responder. Ela temia ser flagrada numa operação comercial dentro de um centro comercial (por mais paradoxal que isso seja, essa é uma ilustração perfeita da essência do capitalismo) e sofrer as consequências como criminosa, bandida, às vezes até expulsa aos empurrões pelos seguranças do local. 

De que adianta, cara pálida, ter o maior PIB, mas também a maior desigualdade entre as capitais do Nordeste? O que faz os concentradores de renda fortalezenses (a classe média ridicularmente se achando dona desse capital, aliás) se iludirem pensando que vão ter paz? Será que não somos capazes de perceber que esse tipo de crescimento completamente desigual já está dando merda?! Será o benedito que ninguém nota que esse modelo de desenvolvimento produz miseráveis muito mais fortemente que qualquer serviço de turismo é capaz de esconder?! A receita do colapso social está dada.

Mil vezes o titulo de capital com maior distribuição de renda. Mil vezes o título de mais sustentável.

Só assim pra continuar como a mais bem-humorada do país e não a mais violenta.

Se é que já não é. 

Na Raça & Na Paz d'Ele,
J. Braga.

Comentários

Postagens mais visitadas