Apresentação do Blog

Não sabe o que é um neotéfilo? Seja bem-vindo(a)! Aqui você encontra reflexões pertinentes aos que convivem, lidam e laboram com adolescentes e jovens. As temáticas são diversas. Mas, antes de tudo, aqui é uma espécie de caverna particular em que posso me refugiar e, rupestremente, pintar as paredes com experiências e aprendizados dignos de registros. Permito-me também vir à caverna apenas soltar uns bons gritos para liberar as tensões. Ocasionalmente, alguém escuta o barulho. E ecoa. Isto é um blog. Aqui se tem a singela pretensão de dar sentido ao título: Neotéfilo = aquele que ama as Juventudes.

Com o tempo, a necessidade de compartilhar conteúdos que afetassem mais pessoas foi se desdobrando em outras redes sociais. No Facebook, Youtube, Instagram e Twitter vinculei reflexões que me pareciam conter uma mensagem mais ampla, digna de publicização. E assim temos feito a partir da pandemia de 2020.

A proposta aqui e nas redes sociais é reunir textos, entrevistas, notícias, piadas, charges, frases de impacto, vídeos, imagens, tirinhas, links e outras formas de expressão. Estímulos capazes de interferir no substrato biológico do sistema nervoso – o cérebro – de maneira a estimular sinapses inéditas, reorganizar novas redes neurais, promover outras funções cognitivas e, enfim, habilitar mudanças de comportamento em todos os espaços de relacionamento humano que favoreçam às Juventudes, ao rejuvenescimento de ideias, de visões de mundo e de projetos de vida.

A ideia é atiçar o paladar! Não há nada dado, pronto, concluído, fechado e acabado. Servimos aperitivos. Já o prato principal é tarefa de quem ficou com água na boca. O leitor, no caso aqui do blog.

Inscreva-se em todos os nosso canais e participe da nossa comunidade nascente! Acesse os CONTATOS.

Na raça e na paz Dele,
J. Braga.

Em tempo 1: Sou apenas um Buliçoso neste blog. Artigos científicos deixo pra o Lattes.

Em tempo 2: Nem sempre concordo com a opinião exposta nos textos que posto. Mas, se o faço, é porque me fizeram mudar o olhar sobre alguma coisa. Uma inclinação a preservar mente e coração em perene transformação. Isso, me parece, é "acumular juventude". É como ficar velho.

"É preciso muito tempo para tornar-se jovem." (Pablo Picasso)

(Dezembro de 2020)

Comentários

Postagens mais visitadas