Apresentação do Blog

Não sabe o que é um neotéfilo? Seja bem-vindo(a)! Aqui você encontra reflexões pertinentes aos que convivem, lidam e laboram com adolescentes e jovens. As temáticas são diversas. Mas, antes de tudo, aqui é uma espécie de caverna particular em que posso me refugiar e, rupestremente, pintar as paredes com experiências e aprendizados dignos de registros. Permito-me também vir à caverna apenas soltar uns bons gritos para liberar as tensões. Ocasionalmente, alguém escuta o barulho. E ecoa. Isto é um blog.

Aqui se tem a singela pretensão de dar sentido ao título: Neotéfilo = aquele que ama as Juventudes.

A proposta é reunir textos, entrevistas, notícias, piadas, charges, frases de impacto, vídeos, imagens, tirinhas, links e outras formas de expressão. Estímulos capazes de interferir no substrato biológico do sistema nervoso – o cérebro – de maneira a estimular sinapses inéditas, reorganizar novas redes neurais, promover outras funções cognitivas e, enfim, habilitar mudanças de comportamento em todos os espaços de relacionamento humano que favoreçam as Juventudes e tudo que a diz respeito.

O material publicado poderá ser mais atrativo aos que acompanham os jovens que aos próprios. Mas é a partir da perspectiva juvenil (ou próxima a ela) que tratamos de diferentes aspectos da vida em sociedade e organizamos tudo através de alguns eixos. Preferencialmente: Política, Educação, Espiritualidade e Humor. Publicamos conteúdos que prezam pela provocação inteligente, pela instigação da curiosidade. A ideia é atiçar o paladar! Não há nada dado, pronto, concluído, fechado e acabado. Servimos aperitivos. Já o prato principal é tarefa de quem ficou com água na boca. O leitor.

Se você ama as Juventudes e o cultivo da Inteligência, esteja à vontade, potencialize sua neotefilia. 

A caverna é sua!

Na raça e na paz Dele,
J. Braga.

Em tempo 1: Sou apenas um Buliçoso neste blog. Artigos científicos deixo pra o Lattes.

Em tempo 2: Nem sempre concordo com a opinião exposta nos textos que posto. Mas, se o faço, é porque me fizeram mudar o olhar sobre alguma coisa. Uma inclinação a preservar mente e coração em perene transformação. Isso, me parece, é "acumular juventude". É como ficar velho.

"É preciso muito tempo para tornar-se jovem." (Pablo Picasso)

(Outubro de 2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morte de Fidel - Gil Vicente Tavares

Cortella: "Não é só a educação dos filhos que é necessária, mas a dos pais também”.

Ana Júlia, Eichmann e Mediocridade