Base Curricular é aprovada e torna obrigatório Ensino Religioso nas escolas

Antes de gritar que o Estado é laico, leia quais os objetivos do Ensino Religioso aprovados na BNCC, hoje:

- Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos.
- Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.
- Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.
- Conviver com a diversidade de identidades, crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver.
- Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente.
- Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz.

O ER volta à base para ajustar entendimento do STF sobre a dimensão da confessionalidade, isto é: com a obrigatoriedade dos objetivos acima elencados - TODOS DE CARÁTER CIENTÍFICO -, fica muito mais difícil que essa disciplina sirva de ferramenta doutrinadora, manejada por grupos religiosos que invadem a política e espaços públicos.

Não foi a BNCC que tornou o "ER obrigatório na escola", como diz a manchete, mas o STF em recente decisão. O que fez o CNE foi garantir essa abordagem sem viés proselitista.

Há que se reconhecer a inteligência estratégica dos conselheiros do CNE e cuidar para que, como melhor resultado possível, o ER se reconheça componente curricular DENTRO da área de Humanas, não como área isolada.

Matéria do UOL: https://educacao.uol.com.br/noticias/2017/12/15/base-nacional-comum-curricular-e-aprovada-em-conselho.htm

Matéria do G1: https://g1.globo.com/educacao/noticia/base-nacional-comum-curricular-bncc-e-aprovada-em-conselho.ghtml

Na raça e na paz d'Ele,
J. Braga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando ano novo é sinal de vida nova? - Mario Sérgio Cortella

Resumo do Livro: Educação dos Sentidos - Rubem Alves

A morte do quati - Tirinha do Calvin