“O importante é que Jesus nos salve, não que nos cure”, diz o Papa Francisco

Não importa tanto a graça de uma cura física, mas o fato de que Jesus “nos salve e interceda por nós”. Salvação e intercessão são, pois, as palavras-chave com as quais Francisco define a ação e a presença de Cristo. O Pontífice fez a afirmação na manhã desta quinta-feira, 22 de janeiro, ao retomar as missas matutinas com pequenos grupos de fiéis na Capela da Casa Santa Marta, depois de uma breve interrupção após sua viagem ao Sri Lanka e Filipinas.

A reportagem é de Mauro Pianta e publicada no sítio Vatican Insider, 22-01-2015. A tradução é de André Langer.

Comentando o Evangelho do dia, que mostra as multidões, vindas de muitas regiões, acorrendo a Jesus, o Papa, segundo indicou a Rádio Vaticano, observa que o Povo de Deus vê no Senhor “uma esperança, porque seu modo de agir e de ensinar toca o coração, chega ao coração porque tem a força da Palavra de Deus”.

O povo, explicou o Papa, “sente isso e vê que em Jesus as promessas se realizam, que existe esperança em Jesus. O povo estava um pouco entediado com a forma dos doutores da lei de lhes ensinar a fé. Eles traziam tantos mandamentos, preceitos, mas não chegavam ao coração das pessoas. E quando o povo vê Jesus, sente Jesus, as propostas de Jesus, as bem-aventuranças, sente dentro algo que se mexe – é o Espírito Santo que desperta – vai encontrar Jesus!”.

A multidão vai a Jesus para ser curada, ou seja, busca o próprio bem: “Nunca – afirmou o Papa – podemos seguir Deus com pureza de intenções no início, sempre, um pouco por nós, um pouco por Deus... E o caminho é purificar esta intenção. E o povo vai, procura Deus, mas busca também saúde, curas. E se jogavam em cima d’Ele para tocá-lo, para que sua força o curasse”.

Mas a coisa mais importante, explicou Francisco, “não é que Jesus cure”; e isto “é sinal de uma outra cura”; e nem mesmo importa que “Jesus diga palavras que cheguem ao coração”. Isto, certamente ajuda a encontrar Deus. A coisa mais importante está na Carta aos Hebreus: “Cristo pode salvar perfeitamente aqueles que por meio d’Ele se aproximam de Deus. Com efeito, Ele está sempre vivo para interceder a seu favor”. “Jesus salva e Jesus é o intercessor – comentou oPontífice. Estas são as duas palavras-chave”.

“Jesus salva! Essas curas, essas palavras que chegam ao coração são o sinal e o início de uma salvação. O percurso de salvação de muitas pessoas que começam a ouvir Jesus ou a pedir uma cura e depois voltam a Ele e sentem a salvação. Mas o que é mais importante: que Jesus cure? Não, não é o mais importante. Que nos ensine? Não é o mais importante. Que salve! Ele é o Salvador e nós somos salvos por Ele. E essa é a coisa mais importante. Esta é a força da nossa fé”. Jesus, acrescentou Bergoglio, subiu ao Pai “e de lá ainda intercede todos os dias, todos os momentos por nós”.

“E esta é uma coisa atual. Jesus diante do Pai oferece a sua vida, a redenção, mostra ao Pai as chagas, o preço da salvação. E todos os dias, assim, Jesus intercede. E quando nós, por um motivo ou outro estamos um pouco abatidos, recordamos que é Ele que reza por nós, intercede por nós continuamente. Muitas vezes nos esquecemos disso: ‘Mas Jesus … sim, acabou, foi para o Céu, nos enviou o Espírito Santo, acabou a história’. Não! Atualmente, a cada momento, Jesus intercede. Nesta oração: ‘Mas, Senhor Jesus, tenha piedade de mim’. Interceda por mim. Dirigir-se ao Senhor, pedindo esta intercessão”.

Este é o ponto central, afirmou o Papa: que Jesus é “Salvador e Intercessor. Fará bem recordar isso”. “Assim, a multidão busca Jesus com o desejo da esperança do povo de Deus que aguardava o Messias, e busca encontrar Nele a saúde, a verdade, a salvação, porque Ele é o Salvador e como Salvador ainda hoje, neste momento, intercede por nós. Que a nossa vida cristã – foi a oração conclusiva do Papa – se convença cada vez mais de que nós fomos salvos, que temos um Salvador, Jesus, à direita do Pai, que intercede. Que o Senhor, o Espírito Santo, nos faça compreender essas coisas.”

Fonte: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/539228-o-importante-e-que-jesus-nos-salve-nao-que-nos-cure-diz-o-papa-francisco

Comentários

Postagens mais visitadas