Assessoria da CNBB participa de projeto pastoral dos Maristas

Jorge, Pe. Ari, Raquel, Paulo e Ir. André

Pe. Ari Antonio dos Reis, assessor da Comisssão Episcopal Pastoral para a Caridade, a Justiça e a Paz da CNBB participou de uma videoconferência formativa do projeto “Diálogos Pastorais”, realizada em Brasília (DF), na sexta-feira, 29) de junho. O projeto é da Província Marista Brasil Centro-Norte.

A assessoria de imprensa dos Maristas, informou que, segundo o Pe. Ari, este espaço de debate é fundamental e necessário para uma compreensão que reforça toda a história de Marcelino Champagnat. "De ver a sociedade com um olhar cristão, que carrega a pergunta: como contribuir para que a sociedade seja melhor? Isso acontece a partir de uma preparação, de uma formação, que este espaço está proporcionado”, salientou.

Em sua palestra, o padre destacou a importância do papel da pastoral social, em comunhão com a missão da Igreja. “A pastoral social na Igreja é o meio para tratar das questões sociais, ajudar as pessoas mais sofridas e abandonadas. Precisamos estar inseridos numa pastoral orgânica e de conjunto”, pontuou. O convidado destacou também a necessidade de atuação na caridade. “Delegar a outras pessoas, como os jovens, a tarefa, realizando uma experiência pessoal de contato com situações de maior fragilidade na sociedade”, enfatizou.

O projeto “Diálogos Pastorais” é uma iniciativa do Comitê de Pastoral da Província Marista Brasil Centro-Norte. O objetivo é contribuir para a reflexão, o diálogo e a partilha de experiências, com enfoque na Evangelização e na Escola em Pastoral, à luz da Palavra, da Igreja e do Instituto Marista. Participaram desta edição as equipes pastorais e pedagógicas das Unidades Educacionais e Sociais do Marista.

Padre Ari é formado em filosofia e história pela Universidade de Passo Fundo (RS); em teologia pelo Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo; especialização em Epistemologia Filosófica – Universidade de Passo Fundo; Mestrado em Teologia Pastoral pela Pontifica Nossa Senhora da Assunção. Atualmente é assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB e secretário do Mutirão Pastoral para superação do Trabalho Escravo.

Outras participações em junho

No dia 11, o Pe. Geraldo Martins Filho, da CNBB, participou do Diálogos em Pastoral, na videoconferência “Por uma consciência política”, para as equipes de Pastoral, Pedagógica e Lideranças Juvenis de todas as Unidades da Província Marista Brasil Centro-Norte.

Apoiando-se em Documentos da CNBB, o padre demonstrou como o cristão consciente deve aproximar-se da política, criando uma empatia que leve a um “agir político”. A partir disso, concluiu que as obras educacionais e sociais devem ajudar às crianças, aos adolescentes e jovens nas reflexões sobre fé e vida. O Pe. Geraldo lembrou ainda a cartilha Eleições Municipais 2012: Cidadania para a democracia, elaborada pelo Conselho Nacional do Laicato - do Brasil CNLB, pela Comissão Brasileira de Justiça e Paz – CBJP, pelo Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” – CEFEP e pelas pastorais Sociais.

No cronograma do projeto “Diálogos em Pastoral” do mês de junho, estiveram ainda a partilha das monografias do curso de Patrimônio Marista, no dia 1º, com a participação dos Irmãos Paulo Henrique Soares, Delano Costa e a analista pastoral Raquel Pulita; e o lançamento do documento Evangelizadores entre os Jovens, para as lideranças jovens da Província.

Comentários

Postagens mais visitadas