Tudo jóia, maninho?! Bacana! – Uma homenagem a Ir. Luisinho

Ir. Luisinho confeccionando seus terços especiais
Um abraço em si mesmo, com os dois braços bem envoltos sobre o tórax e as mãos já tocando as costas com as pontas dos dedos. A cabeça inclinada e repousada sobre um dos ombros, olhos fechados e semblante de felicidade. Finalmente, um beijo no mesmo lugar da cabeça recostada, de um lado e de outro. Pronto. Uma espécie de reverência à preciosidade do corpo, do ser e da vida. Hábito desse baixinho, de cabeça branca e muita história para contar. Nos encanta sua presença cuidadora. 

Há aproximadamente cinqüenta anos Ir. Luisinho começa o dia assim. Cedinho, após suas orações e ao término de sua tradicional ioga, executa o rito acima descrito. Wolmann é seu sobrenome oficial. Armindo seu nome. Lá pelos idos dos anos 30 é que preferiu ser conhecido por Luz. Ou melhor, Luís. Antigamente era comum aos Irmãos Maristas escolherem nomes diferentes por ocasião de seus votos perpétuos. Uma espécie de novo batismo, nova identidade dedicada à missão marista junto às crianças, adolescentes e jovens do Brasil Nordestino pelo qual fez opção, mesmo sendo do Sul-Maravilha, próspero e também belo. 

Comprometido que é, em reunião gosta de expressar o que pensa, mas sem aquela presunção de quem sabe tudo. Mesmo depois de 80 anos de idade (sessenta de educador!). Geralmente, termina suas falas dizendo: - “E assim por diante...”. Conclusão sempre em aberto. Sábio, sabe que ninguém tem a última palavra sobre nada, nem mesmo ele com tanta experiência. A vida é constante aprendizado. Talvez por isso, não passe semana sem iniciar a leitura de um novo livro e anotar aqueles resumos em 1/4 de papel A4. Sempre carinhosamente fotocopiados, grampeados e distribuídos a quem se interesse. 

Como se não bastasse, é artista delicado. Compra uns metais nobres da germânica terra de seus antepassados. Coisa boa. De qualidade. Conta por conta, nó por nó, cada Ave-Maria e Pai-Nosso confeccionados disparam, até o Crucifixo, um tipo de experiência mística que não fica só nele, mas o transborda. Daquelas que arrastam pelo testemunho. Que favorecem assumir em plenitude nossa humanidade.Terços confeccionados por uma pessoa dessas podem até não ter nenhum poder em si mesmos, mas que Deus abençoa demais esse homem...ah. Disso ninguém tenha dúvidas. 

Solidário ao extremo, partilhar é seu hábito. Quem nunca ganhou uma daquelas balinhas refrescantes cuidadosamente guardadas naquele bolso misterioso que só as calças de Ir. Luisinho tem? Como cabe tanta balinha naquele lugar, gente?! Aquele bolso parece que não tem fim. É balinha que não acaba nunca! 

Quer dizer, a balinha até acaba. O que não acaba é a generosidade. 

Lá vem ele, como de hábito, ser presença: 

“ – Tudo jóia, maninho?! Bacana!”. 

Na raça e na paz Dele,
J. Braga.

P.S.: Depois de lido e aprovado pelo homenageado, apenas sinalizou que a escolha do novo nome se dava um pouco antes dos votos perpétuos, no início do Noviciado. E que mandou a Roma dois nomes para aprovação: Germano Luís (Germano em homenagem a um primo padre). Roma não entendeu e mandou "Hermano Luís" (Hermano, em espanhol = Irmão), de forma que ficou mesmo apenas a grande luz de Luisinho.

Texto escrito em homenagem ao querido Armindo Oscar Wolmann, Ir. Luisinho, natural do Rio Grande do Sul, mas nordestino de coração. Presença cuidadora na comunidade educativa do Colégio Marista Patamares.

Comentários

  1. Texto tão poético, quanto a existência do irmão Luisinho! Muito lindo, caro Braga! Ele é um irmão-luz!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas