Qual a maior dificuldade na gestão da sua carreira? - Waleska Farias

Em meio às diversas configurações trabalhadas através dos atendimentos de Coaching de Carreira, 22 profissionais com idade entre 21 e 52 anos em processo de elaboração e avaliação de suas diretrizes profissionais foram abordados para identificar qual o principal entrave no processo de gestão de suas carreiras.

Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve


Em primeiro lugar, em 62% dos casos, independente da formação, idade ou sexo ficou evidente a grande dificuldade que a maioria dos profissionais tem quando se deparam com situações inesperadas onde têm de tomar uma decisão sobre seu destino profissional, seja pela oportunidade de mudar de área e função ou até mesmo de aceitar um convite atrativo de outra empresa.

Mais fácil que mudar de percurso é certificar-se de que a direção é a certa desde o início. Quanto mais cedo for feito o investimento na elaboração de estratégias em linha com o objetivo a ser conquistado, mais cedo, também, as conquistas virão. Esse trabalho é pessoal e não deve ser delegado a terceiros. Esse trabalho é pessoal e pode ser administrado com o auxílio de um profissional capacitado, mas jamais deve ser delegado a terceiros. Cada um é responsável por construir seu próprio caminho. 

Questionados sobre o que os leva a vivenciar o impasse diante da necessidade de escolha, as respostas de pronto foram: medo do desconhecido, às vezes o que está ruim pode piorar. A célebre questão entre “trocar o certo pelo duvidoso”. A falsa garantia da zona de conforto. Muitos quando questionados ilustram casos de colegas que optaram por mudar e acabaram por arrepender-se. 
O fato de estar há algum tempo na empresa e conhecer como as coisas funcionam, independente de ser satisfatório ou não, leva grande parte dos profissionais a permanecerem onde estão sem questionarem-se se essa condição é convergente com seu ideal de carreira. Quando as oportunidades surgem não conseguem decidir com clareza sobre qual decisão tomar, e às vezes acabam agindo por impulso.

Em seguida, com 38% das posições, foi constatado como segundo maior empecilho no plano de gestão de carreira a dificuldade dos profissionais de identificar o que realmente querem conquistar ao longo de suas carreiras. A falta de um objetivo claro e específico leva muitos a viverem em estado de estagnação. Afinal, para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve. 

É evidente a falta de hábito dos profissionais quanto ao planejamento de suas carreiras por mais crucial que seja. As pessoas desde cedo devem buscar por uma orientação adequada e investir na elaboração de um plano de carreira. Quanto antes esse tipo de questionamento for iniciado, mais chances terão de conquistar o sucesso nas suas empreitadas profissionais. 
Decidir entre ir ao encontro dos próprios desejos muitas vezes contrários ao que a família ou mesmo a empresa onde trabalhamos esperam de nós não é tarefa fácil. Por isso a necessidade de resgatarmos a certeza do que nos realiza no plano profissional. A certeza do que queremos nos permite persistir na direção certa e resistir às proposições contrárias aos nossos objetivos. 

Não é raro encontrarmos profissionais com bastante tempo de trabalho buscando orientação para mudarem o rumo de suas vidas profissionais no intuito de terem a satisfação de exercerem profissionalmente algo que possam satisfazê-los. Um novo posicionamento que lhes traga boas novas e realização. 

Quando sabemos o que queremos aspectos como medo, incerteza, inércia, falta de tempo ou dinheiro, acomodação e resignação já não são mais suficientes para conter a vontade de desempenhar no “melhor de si”.

Mas fácil que mudar de percurso é certificar-se de que a direção é a certa desde o início. Quanto mais cedo for feito o investimento na elaboração de estratégias em linha com o objetivo a ser conquistado, mas cedo, também, as conquistas virão. Esse trabalho é pessoal e não deve ser delegado a terceiros. Esse trabalho é pessoal e pode ser administrado com o auxílio de um profissional capacitado, mas jamais deve ser delegado a terceiros. Cada um é responsável por construir seu próprio caminho. 

* Waleska Farias é Coaching - Gestão de Carreira & Imagem.
----------------------
Na raça e na paz Dele,
J. Braga.

Comentários

Postagens mais visitadas