Sobre a fé no ser humano e a presença de Deus no seu interior

Algumas considerações:

- O Cristianismo, pelo menos, considera o homem como ápice da criação (ou, melhor, a mulher) no relato do Gênesis. O ser humano é capaz de coisas grandiosas. A historinha da criação mostra, de maneira parabólica, que ser "imagem e semelhança" não é um tratamento estético, mas ontológico. E apenas dele - o ser humano - se fala isso.


- Outro ponto: Deus está no nosso coração, perto de nós, ao nosso lado, acima de nós, abaixo de nós, enfim. Não podemos praticar nenhuma "baixaria" tão baixa em que Ele não esteja lá para nos levantar. Não podemos realizar nenhuma obra tão "celeste" em que Ele não esteja mais alto para nos abraçar. Não podemos pender para lado algum, sem que Ele não esteja para nos equilibrar.

- As barbaridades escandalosas cometidas por "religiosos" não afetam em 1mm a credibilidade das Religiões se, antes, não forem reconhecidas como barbaridades cometidas por "seres humanos". Os mesmos espetaculares, fantásticos e grandiosos seres humanos de quem estamos tratando neste post.

- Por último, mas remetendo ao primeiro. Se alguém se incomoda ou dá de ombros em ser "imagem e semelhança", talvez só dê sinais de autosuficiência. E - de fato - não há o que Deus fazer por quem se basta a si mesmo. É quando se esgotam as tentativas do ser humano que começam, apenas começam, as possibilidades de Deus. 

É isso, abração.

Na raça e na paz Dele,
J. Braga.

Comentários

Postagens mais visitadas