Por que odeiam tanto a Dilma, o Lula e o PT?

Um depoimento sincero de uma pessoa que nem conheço, mas com quem me identifiquei. E assino embaixo. 
------------------------------
Dias atrás eu perguntei para amigos e conhecidos, "porque vocês odeiam tanto a Dilma e o Lula e o PT em geral?" Ninguém respondeu minha pergunta diretamente, tudo o que eles fizeram foi falar do Serra, porque o Serra isso, e o Serra aquilo, e que o Serra vai melhorar a economia, e que a Dilma é uma terrorista e o Lula é um, desculpe o termo, bosta, socialista etc. e tal. O que eu pude perceber, não só neles mas também em mim mesma é como todos nós somos capazes de nos deixar levar por estranhos conceitos que nem podemos provar? Como podemos ser tão rápidos em julgar o caráter de alguem por algo que fez no passado? Sabe, as pessoas mudam, elas crescem, elas aprendem. Sabe? Todo santo tem um passado e todo pecador tem um futuro. 
Uns anos atrás, enquanto ainda estava no colegial, quando o Lula venceu as eleições, eu votei no Serra. Sabe porque? Porque vários dos meios de comunicação que eu assistia e lia eram todos anti-Lula. Na escola, todos eram anti-Lula. Só um dos membros da minha família era favoravel a ele. Portanto, sim, eu me deixei levar. Sim, eu acreditei que o Lula era um "ditador socialista" e que só iria quebrar o Brasil(sem entender que talvez o Brasil já estivesse quebrado antes mesmo do Lula ser eleito), portanto eu o odiava, mesmo sem entender porque exatamente eu o odiava. Mas eu pude entender não só a minha escolha, como a mim mesma nessas eleições. 

Votei conscientemente. Não por influência externa. 

Votei na Dilma, sim. Porque acredito que NO MINIMO ela continuará os trabalhos sociais do Lula, e isso foi, infelizmente, uma das únicas coisas que me fez votar nela. 

Eu perguntei para aquele meu parente porque ele votou no Lula, porque ele iria votar na Dilma, e se sua infância pobre tinha alguma coisa a ver com isso. Eu queria uma explicação, eu queria saber porque, porque, PORQUE!? Porque somos todos tão egoístas hoje em dia? Porque nós queremos só metade do progresso? Porque nós queremos só metade da ordem? PORQUE? Porque a Dilma e o Serra e a Marina e até mesmo o Plínio não poderiam fazer uma espécie de governo juntos? Eu fiquei incrivelmente confusa com essas eleições porque eu vi coisas boas em todos aqueles candidatos, eu vi que talvez se existisse uma pessoa chamada Dilmerra Marinio, com todas as qualidades daqueles candidatos, era nela que eu votaria. Mas o mundo não é perfeito. Então eu perguntei PORQUE? Para todas as pobres pessoas que passaram pela minha frente. Porque a Dilma? Porque o Serra? Porque a economia? Porque o social? Porque não os dois? Porque não podemos todos nos dar bem? 

Como antecipado, aquele parente votou no Lula porque ele se identificou com sua história. E votou na Dilma porque acreditava que ela faria algo de bom pelos mais pobres também. Mas o melhor de tudo: disse que daqui a quatro anos votaria diferente se o candidato em que havia votado só fizesse besteiras, e me disse que já havia feito isso antes. Isso me deu esperanças, saber que existe alguém próximo de mim que quer e procura mudança, e sabe quando a mudança precisa acontecer(em seu ver, pelo menos). 

O Brasil não vai pra lugar nenhum se esse grande contraste e se esse grande abismo social que existe hoje não diminuir, até mesmo acabar. E daí se a economia for ótima? Se ainda sim temos e teremos pessoas literalmente miseraveis tirando o seu almoço do lixo dos outros. E daí? Claro, e daí se o fato do ter for motivo suficiente para homicidios e roubos? E se todo mundo tivesse pelo menos o suficiente não só para sobreviver e não só para alimentar a si mesmo e sua família mas para poder ter algo mais, como uma pequena barra de chocolate, por exemplo? E se? 

Falcatruas e pessoas de má fé e que não dão a mínima pra nada sempre irão existir em qualquer lugar de qualquer jeito, seja ricou ou pobre. Mas alguém já parou pra pensar que talvez, só talvez aquela pessoa que furtou a sua carteira precise da grana dentro dela pra viver? Alguém já pensou naquele pai que furtou uma escova e uma pasta de dente e um anti-septico bucal do supermercardo não era um vagabundo qualquer, e que não tinha dinheiro suficiente para comprar essas coisas e que seu filho chorava porque os colegas da escola o humilhavam porque ele tinha mal hálito? Alguém já parou para pensar nas pessoas que não querem o mal a ninguém, mas não tem outra escolha a não ser furtar/roubar/que seja? 

Nós somos uma das maiores potencias do mundo - e ainda assim, ainda assim, esse abismo social persciste, ainda assim nós ignoramos esse abismo, ainda assim nós chamamos os Brasilieiros de burros e vagabundos. 

Aliás, aí está o problema, como um ciclo vicioso... o problema do Brasil é que todos os Brasileiros chamam e acreditam que todos os outros Brasileiros são burros e vagabundos, então tecnicamente, somos todos burros e só queremos sombra e água fresca. Até eu sou burra, então, porque admito que também já chamei os Brasileiros de burros. 

Então é isso. Eu sei que em certos pontos eu posso parecer uma hipócrita e que as respostas podem estar do outro lado da rua, mas sei lá. Creio eu que só quando esse abismo diminuir é que, em geral, como uma Nação, poderemos evoluir. 

No post que o Luciano fez entitulado "Pior que tá pode ficá?" ele levantou a seguinte pergunta: 
"Se eu não fosse quem sou, não morasse onde moro, não tivesse a educação que tive, como é que eu entenderia essa mensagem?" 

E ao inves de se perguntar como é que eu entenderia essa mensagem, pergunte-se, como é que eu veria a vida? E o que é que eu gostaria que a vida me oferecesse? 

Seria um bom começo, talvez, para todos nós... 

bittencourt
----------------------
Na raça e na paz Dele,
J. Braga.

Comentários

  1. O ódio contra o Lula vem principalmente do sul do pais, concentrado na classe média, um ódio que não chega a ser justificável, e sim pessoal. Esse ódio culmina com o ódio da esquerda e ódio ao comunismo. Não tem classe social nem nível cultural, mas sim vem mais especificamente do interior das grandes cidades do sul, de origem agrária. Existia antes mesmo dele ser presidente, e passa por ele para os partidários dele, portanto não tem haver com o fato dele vir do nordeste nem dele ser pobre, tem haver com o comunismo. Isso retiro do meu pai, e de muitas pessoas da minha família que tinha esse ódio, questionando-os, percebi que eles mesmo não sabiam explicar.
    Vencer na vida dentro do capitalismo seria algo de vanglória para pessoas que saíram da vida agrária para a cidade, um sonho. O que o comunismo queria era algo que pra um trabalhador da roça, seria execrável: chama-lo de idiota. Pois queria um caminho sem sofrimento, um caminho mais humano, mais igualitário, porém o sofrimento de todo mundo que conseguiu vencer perderia o sentido, o ganho aparentemente perdia a graça e a honra. Ou então seria uma ilusão cretina, pois tudo só se consegue com muito suor, com muito sofrimento. Falar algo contrário a isso tira a honra, tira algo que poderia diferenciar um bandido do cidadão de bem, a crença que o trabalho dignifica o homem.
    Chamar os mendigos de vagabundos, os desempregados de vagabundos, é uma máxima das pessoas que estão nesse grupo, não? Bandido é vagabundo e comunista é bandido.
    Já fui comunista, contra meu pai que era anticomunista, e alguns membros da minha família. O que chamou o comunismo de utopia, foram pessoas dessas que conseguiram racionalizar seu ódio, porque na realidade, nada é utopia, Porque primeiro deveríamos começar com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Porque eles são do Satanás!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas