Não existe educação neutra I

Terminei o Ensino Médio há não muito tempo, mas ainda se chamava segundo grau. Escola católica, marista, referencial da cidade de Fortaleza, na época, com mais de dois mil alunos. Estudei toda minha vida por lá e - obviamente - tive professores marcantes. Dois deles, em especial, trago aqui para o Blog: Clodomir Freire (História) e Itamar Medeiros (Filosofia e Atualidades, além de Inglês). O primeiro, alinhado com o pensamento de esquerda e "confessionalmente" marxista, como boa parte dos professores de História. O segundo, conservador, intelectual de direita, já havia morado nos EUA muito tempo e profundamente convencido da evolução natural e material do mundo sob a batuta capitalista.

As aulas dos dois, no Terceirão, eram as mais aguardadas por nós alunos.

Quando Clodomir entrava em sala, além de conseguir ministrar seus conteúdos específicos com muita competência e bom humor, sempre encontrava formas de fazer-nos refletir sobre nossa implicação de jovens protagonistas na história de nossa nação, de nossa cidade, enfim. Tudo, obviamente, desde a leitura socialista. Ponto.

Quando Itamar entrava em sala, geralmente, já sabia o que o Clodomir havia socializado e, com extrema agudeza (ironia e irreverência) tratava de mostrar a realidade desde outra perspectiva. Ponto.

Além de engraçado era profundamente formativo o embate "branco" entre esses dois excelentes educadores. Nenhum de nós, alunos, entendíamos aquilo como "doutrinação". Éramos suficientemente inteligentes para fazer uma leitura adequada do que estava acontecendo ali, todas as semanas.

Pergunto-me, a partir do que os "neutristas" expõe, se nós alunos conseguiríamos ser tão saborosamente enriquecidos se ambos adotassem a tal da cartilha, com a pífia excusa de uma educação "neutra". Algo absolutamente não existente!

Infelizmente, há "adultos" que consideram a juventude desprovida de discernimento e inteligência e, por isso, mera "massa de manobra".

Diferente desses tais, alinho-me à juventude. Ao Clodomir e ao Itamar, que não pensavam, nem nos educaram assim...



Na raça e na paz Dele,
J. Braga.


(Mais gol-contra que esse, partidários da "educação neutra", só mesmo o do José Agripino-DEM perguntando porque Dilma mentiu para os seus torturadores.)



Comentários

  1. Relato muito atual. Pensei até que tivesse sido escrito agora, nesses tempos de "escola sem partido". Mas não. Indica que a publicação foi feita em 2008. Muito interessante. Estudei também com o professor Itamar Medeiros. Grandes aulas e debates.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas