Proposta de Fundamentação para Formação em Valores


Para Schwartz e Bilsky (1987), os Valores são “representações cognitivas de três tipos de necessidades humanas universais: necessidades biológicas do organismo, necessidade de convivência harmônica com a regulação das relações interpessoais e necessidades socioinstitucionais, que visam o bem-estar e sobrevivência do grupo”. Enquanto necessidades, os valores brotam da interioridade humana (inconsciente ou subcosnciente), não podendo confundir-se com “atitude” ou “comportamento” (conscientes). A Atitude não seria uma ação em si, mas teria a ver com pré-disposição para ou pré-ação. Por conseguinte, o Comportamento, ou seja, o conjunto das ações não deve ser confundido com valor ou atitude, em si. O comportamento tem possibilidade de corroborar ou não os dois últimos. Um Valor, dessa maneira, faz-se ativado enquanto sua base inconsciente é desenvolvida tanto pelo espectro das atitudes quanto pela prática comportamental consciente e habitual. 

EDUCAÇÃO INFANTIL
SEGURANÇA
CONFORMIDADE
-         Convivência Social
-         Higiene Pessoal
-         Segurança familiar
-         Senso de Pertencer
-         Saudável
-         Obediência
-         Respeito para com os adultos
-         Cortesia e Boas Maneiras

ENSINO FUNDAMENTAL - I
TRADIÇÃO
AUTODETERMINAÇÃO
-         Ciente dos meus limites
-         Devoto
-         Humilde
-         Respeito pela Tradição
-         Moderado
-         Privacidade
-         Curioso
-         Criatividade
-         Liberdade
-         Autorespeito
-         Independente
-         Autodeterminado

ENSINO FUNDAMENTAL - II
PODER
BENEVOLÊNCIA
-           Poder social
-           Autoridade
-           Consumo consciente
-           Preservador da minha imagem
-           Vaidade
-           Reconhecimento social
-         Prestativo
-         Honesto
-         Indulgente
-         Leal
-         Responsável
-         Trabalho
-         Uma vida espiritual
-         Amizade verdadeira
-         Amor maduro
-         Sentido da vida

ENSINO MÉDIO
UNIVERSALISMO
REALIZAÇÃO
-           Poder social
-           Autoridade
-           Consumo consciente
-           Preservador da minha imagem
-           Vaidade
-           Reconhecimento social
-         Prestativo
-         Honesto
-         Indulgente
-         Leal
-         Responsável
-         Trabalho
-         Uma vida espiritual
-         Amizade verdadeira
-         Amor maduro
-         Sentido da vida
ESTIMULAÇÃO
HEDONISMO
-         Audacioso
-         Uma vida variada
-         Uma vida excitante
-         Prazer
-         Que goza a vida
Base Bibliográfica: Tipologia Universal de Valores de Schwartz (SVS)

Na raça e na paz Dele,
J. Braga.

Comentários

Postagens mais visitadas