Proposta de Fundamentação para Formação em Valores
Para Schwartz e Bilsky (1987), os Valores são “representações cognitivas de três tipos de necessidades humanas universais: necessidades biológicas do organismo, necessidade de convivência harmônica com a regulação das relações interpessoais e necessidades socioinstitucionais, que visam o bem-estar e sobrevivência do grupo”. Enquanto necessidades, os valores brotam da interioridade humana (inconsciente ou subcosnciente), não podendo confundir-se com “atitude” ou “comportamento” (conscientes). A Atitude não seria uma ação em si, mas teria a ver com pré-disposição para ou pré-ação. Por conseguinte, o Comportamento, ou seja, o conjunto das ações não deve ser confundido com valor ou atitude, em si. O comportamento tem possibilidade de corroborar ou não os dois últimos. Um Valor, dessa maneira, faz-se ativado enquanto sua base inconsciente é desenvolvida tanto pelo espectro das atitudes quanto pela prática comportamental consciente e habitual.
EDUCAÇÃO INFANTIL
|
|
SEGURANÇA
|
CONFORMIDADE
|
-
Convivência Social
-
Higiene Pessoal
-
Segurança familiar
-
Senso de Pertencer
-
Saudável
|
-
Obediência
-
Respeito para com os adultos
-
Cortesia e Boas Maneiras
|
ENSINO FUNDAMENTAL - I
|
|
TRADIÇÃO
|
AUTODETERMINAÇÃO
|
-
Ciente dos meus limites
-
Devoto
-
Humilde
-
Respeito pela Tradição
-
Moderado
-
Privacidade
|
-
Curioso
-
Criatividade
-
Liberdade
-
Autorespeito
-
Independente
-
Autodeterminado
|
ENSINO FUNDAMENTAL - II
|
|
PODER
|
BENEVOLÊNCIA
|
-
Poder social
-
Autoridade
-
Consumo consciente
-
Preservador da minha imagem
-
Vaidade
-
Reconhecimento social
|
-
Prestativo
-
Honesto
-
Indulgente
-
Leal
-
Responsável
-
Trabalho
-
Uma vida espiritual
-
Amizade verdadeira
-
Amor maduro
-
Sentido da vida
|
ENSINO MÉDIO
|
|
UNIVERSALISMO
|
REALIZAÇÃO
|
-
Poder social
-
Autoridade
-
Consumo consciente
-
Preservador da minha imagem
-
Vaidade
-
Reconhecimento social
|
-
Prestativo
-
Honesto
-
Indulgente
-
Leal
-
Responsável
-
Trabalho
-
Uma vida espiritual
-
Amizade verdadeira
-
Amor maduro
-
Sentido da vida
|
ESTIMULAÇÃO
|
HEDONISMO
|
-
Audacioso
-
Uma vida variada
-
Uma vida excitante
|
-
Prazer
-
Que goza a vida
|
Base Bibliográfica: Tipologia Universal de Valores de Schwartz (SVS)
Na raça e na paz Dele,
J. Braga.
Comentários
Postar um comentário